Podcast MdP: Acessibilidade para Produtos Digitais (com transcrição ❤️), por Erica Castro
Eu escutava falar em acessibilidade, mas não tinha uma ideia muito precisa do que significava desenvolver um produto acessível. Não tinha clareza se existiam padrões que regiam o tema e como eu, no papel de Product Manager, poderia trazer acessibilidade para os produtos com os quais trabalhava.
Mas foi com o texto da Iana Alves: Design como uma ferramenta de inclusão: como começar a falar de acessibilidade na sua empresa, que liguei meu radar para o assunto. No texto, Iana traz dados impressionantes sobre o tema:
"Segundo dados do IBGE de 2010, cerca de 45 milhões de brasileiros declararam possuir alguma deficiência. Não levar essas pessoas em consideração na hora de pensar um produto significa excluir automaticamente um quarto da população brasileira."
Com o assunto ainda reverberando, falei com algumas pessoas no meu círculo sobre o artigo e sobre os dados. Percebi que esse falta de clareza não era só minha. Logo pensei que fazer um episódio sobre o tema seria tanto um serviço quanto uma grande oportunidade de aprender sobre acessibilidade.
Entrei em contato com a Iana para saber se ela topava participar do episódio e contar sobre sua motivação em escrever o artigo. Atualmente, a Iana é Designer na Tropikal, mas na época da gravação ela era Product Desginer no Quinto Andar. Ela e a Camila Marinho Garcia, Software QA Analist, que também participou do episódio sobre Acessibilidade, tinham como projeto paralelo acessibilizar o Quinto Andar. Que missão, minha gente!
Testes de acessibilidade, no QuintoAndar, com Camila Marinho e Iana Alves.É sempre maravilhoso gravar para o podcast, pois tenho a oportunidade de conhecer mulheres excepcionais e aprender muito com cada uma delas. Mas devo dizer que este episódio foi bem especial. ❤
Saí dessa conversa totalmente mexida e com uma questão na cabeça: como levar o assunto para dentro das nossas empresas. Como falar disso e começar a colocar em prática pequenas ações que já ajudam milhares de pessoas em suas tarefas diárias.
Até porque, como bem colocou a Camila:
"Quando a gente fala em acessibilidade, a gente pensa: ah! a pessoa com deficiência visual, ah! pessoa com deficiência física. Não! A acessibilidade é aquilo que é intuitivo, prático e fácil para todo mundo.
Pensar na acessibilidade como pessoa com deficiência um pensamento um tanto reducionista. Ela abrange a todos nós enquanto população."
Depois aula que tive com Camila e Iana, eu me pergunto: como um tema tão importante ainda está distante do programa das principais formações na área de produtos digitais?
Por isso, convido você a fazer uma imersão pelo assunto Acessiblidade neste papo super gostoso, entender como a tecnologia hoje já torna a vida das pessoas melhor e como nós, profissionais na área de tecnologia e produtos digitais, podemos potencializar ainda mais o seu alcance.
Então bora conferir o papo?
Este episódio tem transcrição!
Você pode conferir a transcrição e as referências citadas no podcast em nosso Medium do Mulheres de Produtos.
Compartilhe esta publicação